by Hellder 'Lage' de Pinho
xiba-te
by Hellder Pinho, em 22.04.09 às 19:29link do post | favorito

Não tarda nada estamos a levar outra vez com a contestação dos professores á (sua) avaliação, e não é á toa até porque estamos quase na recta final das aulas e com elas a avaliação aos alunos. No meio de toda esta confusão de protestos dos docentes a imagem que acaba por passar para a opinião pública é a de que os profes não desejam ser avaliados.

Esta situação está a causar alguma confusão na sociedade, até porque actualmente grande parte dos trabalhadores vê diariamente a sua performance avaliada e por vezes até “sancionada”. Nem todas as situações são comparáveis e não será de esperar que um professor tenha (tal como acontece com muitos operários fabris) um “semáforo” a seu lado a indicar a sua produtividade. Os professores não são os únicos a ser avaliados pelos seus pares, no mundo empresarial laboral a concorrência é pró-activa e gera quase sempre melhor desempenho.

A classe docente deve ser a primeira a dar o exemplo, porque dela depende em boa parte o êxito na formação dos alunos e estes são futuro da nossa sociedade, que se avizinha cada vez mais competitiva. Contudo convém lembrar os pais e encarregados de educação que devem ter uma presença activa na educação dos filhos, e que não devem depositar apenas no sistema de ensino o ónus da boa ou má performance educativa dos filhos. A boa educação e bom carácter de uma pessoa dependem sempre e muito da educação que esta teve no seio familiar.

 


teias de aranha
pesquisar
 
blogs SAPO