by Hellder 'Lage' de Pinho
xiba-te
by Hellder Pinho, em 06.06.10 às 00:12link do post | favorito

Camionistas cancelam greve de segunda-feira

(titulo do "Sol")

.  Que confusão... camionistas a fazer greve?
.  que sindicato a teria convocado...
.  seria mais transportadores camionistas...
.  ou então foram patrões camionistas!?

 

 

Para os leigos na matéria (e não só) eu explico:
Grande parte do tecido "industrial" dos transportes em Portugal é constituído por mini-micro-ultra-pequenas empresas, algumas (muitas) com um apenas um camião ou até menos (parece piada mas não é).
Em 2008 um grupo de camionistas liderado por um transitário (aspirante a transportador) fez greve, ou melhor a semântica usada foi paralisação (deles e dos outros) parar a circulação de mercadorias nos principais eixos viários do país era a ideia, fizerem bloqueios de estrada, perseguiram os que pretendiam continuar a trabalhar, vandalisaram propriedade alheia e muitas outras arruaças, infelizmente até ocorreu uma morte durante a contenda... tudo isto perante a impassividade das autoridades e com a conivência dos media que tarde demais se aperceberam da barbárie e de que estavam a dar a conotação errada à cobertura jornalística dos acontecimentos.
Dois anos volvidos e o grupo de camionistas encontra-se agora legalizado sob a forma jurídica de associação, fizeram um conjunto de reivindicações ao governo (algumas das quais legitimas) e ameaçaram voltar a gerar novo alvoroço. Tinham  marcado para o inicio desta semana marchas lentas, que não se viram, e para a próxima segunda-feira uma greve (paralisação), que agora cancelaram, com o pretexto de privilegiar o dialogo com o governo (como fazem as pessoas de bem).

Sendo que o que na realidade aconteceu foi que a direcção da associação iludiu-se e decidiu avançar para a greve (paralização) sem se acautelar se tinha verdadeiramente o apoio dos associados.


teias de aranha
Shelfari: Book reviews on your book blog
pesquisar
 
blogs SAPO